sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Histórico da Empresa Norsa - Coca - Cola

A Norsa é uma empresa de bebidas que foi fundada no ano de 1998, através da união dos franqueados Coca-Cola dos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e é justamente essa diversidade cultural que faz a empresa forte e competitiva.
Por franqueados, entende-se o grupo de empresas que detém o poder cedido pelo franqueador, neste caso a Coca Cola Company, de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva, ou semi-exclusiva dos produtos e / ou serviços.
No mercado há dez anos, hoje lidera absolutamente mercado de refrigerantes em sua área geográfica de atuação que corresponde à 10% do território brasileiro.
Ocupa hoje, posição entre as 300 maiores empresas do país, possuindo cinco fábricas, Macaranaú (CE), Simões Filho (BA), Vitória da Conquista (BA), Macaíba (RN) e Teresina (PI), onze centros de distribuição, localizados nos quatro estados onde atua (BA, CE, PI, RN) e um contingente de mais de três mil funcionários. A empresa produz, vende e distribui os produtos não só da Coca Cola, como também comercializa e distribui os produtos da Cervejaria FEMSA (cervejas das linhas Bavaria e Kaiser) em cerca de 150 mil pontos de venda espalhados pela área geográfica que ocupa.
A empresa vem atingindo resultados extremamente positivos nos últimos anos. Em 2003, a participação de mercado dos refrigerantes da Coca Cola era de 43% em média. Hoje, a Norsa já possui 57,4% do mercado e seu faturamento cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para cerca de R$ 1,1 bilhão em 2007.
Segundo pesquisas do Instituto Nielsen, os produtos que fazem parte do portifólio da Norsa, tiveram 57,4% de marketshare (fatia do mercado de consumo de produtos do mesmo gênero aos distribuídos pela NORSA) na Bahia no mês de março de 2008, contra 50,9% registrados no mês de fevereiro, gerando assim uma alta de 6,5% em apenas um mês. O produto que sempre alcança o melhor desempenho é a Coca Cola.
Impulsionada pelo bom desempenho de vendas e aumento da demanda por seus produtos a Norsa / Coca Cola iniciou pela Bahia os investimentos para o ano de 2008. A Bahia é considerada por eles o maior mercado dentre o seu poder de atuação, havendo um crescimento nos últimos dois anos de 23% na demanda por produtos, havendo ainda muito espaço para expandir o mercado.
Vários investimentos em melhorias serão feitos, sobretudo em ações de mercado e melhoria na área industrial das duas fábricas (Simões Filho e Vitória da Conquista). O subsídio ultrapassa R$ 13 milhões e a expectativa é de alcançar um crescimento de vendas acima de 10% ao mês.
Em maio deste ano, iniciou-se uma nova linha de produção fabril da unidade de Vitória da Conquista. Esta nova unidade ficou responsável pelo envasamento dos produtos em embalagens PET (plásticas), essa nova linha fabril, deverá até o final do ano de 2008 triplicar o volume produtivo da unidade que passará não só a produzir embalagens retornáveis em vidro, como também as descartáveis (PET). Essa ampliação teve um custo total de R$ 8 milhões e deve gerar 75 novos empregos ainda até o final deste ano. Além de todos os benéficos já citados, a vinda desta nova operação ainda vai melhorar a logística dos produtos para outras áreas mais distantes da capital que anteriormente eram abastecidas por produtos vindos de outra unidade.
Investimentos destinados aos clientes também vêm sendo feitos, a exemplo da aquisição de geladeiras adesivadas com a marca da Coca Cola, que são uma ferramenta bastante eficaz para a exposição da marca e por isso acabam estimulando ainda mais o consumo dos produtos. O objetivo de intensificar a presença dos produtos nos pontos de venda.
No que diz respeito à qualificação e especialização da mão de obra utilizada, a Norsa adota um novo modelo de gestão compartilhada com foco nos resultados e na qualidade de vida dos colaboradores, onde se cria um ambiente motivador para os mesmos fazendo com que eles vivenciem o negócio e cresçam junto com a empresa.
A gestão compartilhada é um modelo pelo qual cada parceiro mantêm sua identidade institucional e programática dirigindo pessoas, esforços e recursos para fins comuns e integrados, evitando ações isoladas, paralelismo e sobreposições.
Este é o modelo que vem sendo adotado por importantes empresas no mundo inteiro, sempre trazendo excelentes resultados.
A Norsa aposta ainda no objetivo de capacitar e desenvolver seus colaboradores através da UNINORSA – Universidade Corporativa. Desde que foram iniciadas suas atividades, diversos cursos já foram ministrados aos funcionários, tais como : Técnicas de Vendas, Finanças no Varejo, Integração Comercial, entre outros. Os executivos da empresa acreditam que o desenvolvimento pessoal valoriza os profissionais.Por todos esses fatores já expostos, é que a Norsa é hoje a empresa do Norte Nordeste com maior rentabilidade, ou seja, com maior retorno do investimento sobre o patrimônio, e, no âmbito nacional, ocupa hoje a oitava posição no ranking de acordo com a edição 2008 da Revista Exame Melhores e Maiores.


Por: Cristiano Miranda, Fernanda Chagas, Idelmar Marinho, Magali Dias, Rafael Luz e Vinícius Ferreira.
Fonte:
www.diariodonordeste.globo.com, acessado em 1/10/2008 às 13:17.
www.revistaexame.com.br, acessado em 1/10/2008 às 15:51.
www.norsa.com.br, acessado em 25/09/2008 às 09:27.

Nenhum comentário: